Bebeu demais? Confira dicas para evitar e curar a ressaca


Carnaval é o período oficial da ressaca. Nos quatro, cinco – ou até dez dias de festa, porque tem o pré e o pós – os brasileiros curtem como se não houvesse um amanhã. O problema é que ele vem, e com tudo. E como repousar não é uma opção para grande parte dos foliões, o jeito é ficar de olho em algumas comidas e bebidas que podem ajudar no dia seguinte à bebedeira. Sabe que vai ter ressaca ou já está? vem saber o que pode te ajudar!

Antes…

Se as altas temperaturas já nos fazem perder muito líquido, imagina quando aliada a atividade, mais do que especial, de correr atrás do trio! Contudo, para não perder o fôlego nem a disposição é essencial que você mantenha seu corpo sempre hidratado. Para isso, a nutricionista  Maria Fernanda Kawabata alerta que, além de beber bastante água, use e abuse de sucos naturais hidratantes que tenham em sua composição ingredientes como abacaxi, hortelã, limão, gengibre, melancia, morango, cenoura, água de coco, entre outros. Uma opção é reversar entre a cerveja e a água.

Você sabia que os ovos são grandes aliados dos que bebem demais? Pois bem, para evitar que a bebida “suba” rapidamente e aumente os abusos que irão piorar a sensação de ressaca, é preciso que os foliões estejam alimentados e bem nutridos antes de sair para a farra. “Fazer refeições com ovos antes de beber retarda a absorção do álcool pelo fato de este alimento ser fonte de proteína e por ter em sua composição gorduras boas, dos tipos mono e poliinsaturadas”, afirma Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil.

Para curar o dia seguinte

A proteína do ovo também é ótima para promover a recuperação depois da folia. O alimento possui vitaminas do complexo B, necessárias para reparar as perdas que o álcool proporciona ao organismo. Vitaminas A, E e minerais como Mg, Zn, Mn e Selênio são nutrientes antioxidantes que favorecem a recuperação celular.”Para depois da folia, é recomendado consumir refeições leves, como ovos mexidos ou ovos levemente cozidos por sete minutos com torradas, sucos de frutas e iogurte com cereais. Elas oferecem proteínas importantes para que as demandas do organismo sejam supridas e para a manutenção de nosso sistema imune”, aconselha Lúcia.

Caso beba demais, a hidratação é um bom remédio. Alguns sucos podem ajudar a eliminar mais facilmente o álcool fazendo uma limpeza, uma destoxificação. Como o suco verde composto de água de coco, abacaxi, limão, couve, hortelã, ameixa e gengibre. Já o suco Medidas Drásticas, contém água de coco que é rico em vitaminas, minerais , antioxidantes e faz o corpo funcionar com mais eficiência, afirma Laura Pinheiro Brito Cavalcanti, nome à frente da BioFit Detox.

A nutricionista Eduarda Bold alerta para as refeições durante a folia. “Procure fazer um reversamento com pequenos lanchinhos j que refeições no carnaval é tão complicado. Ex: barrinhas de proteína ( wheybar da probiotica ou quest bar), coco seco, mix de oleaginosas ( castanhas, nozes, amêndoas, frutas secas…)”. E sobre alimentos gordurosos, a dica é fugir. “Evite alimentos muito gordurosos como salgados fritos, hambúrgueres, pizzas e industrializados como sucos de caixinha, biscoitos, congelados e refeições ricas em sódio”, afirma.

Eduarda também indica os chás para curar a ressaca. O consumo deles pode auxiliar o fígado contra os efeitos negativos do álcool. ( ex: chá de hibisco, chá verde, boldo, chá branco,dente de leão…)”, aponta.

Fonte: Social1




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *